Fluoxetina para que serve

Quer saber para que serve a Fluoxetina? Neste artigo você vai saber tudo sobre ela. Emagrece? Faz mal? Quanto custa e onde comprar? Fique por aqui e confira!

Fluoxetina para que serve

Saber se a Fluoxetina emagrece é a dúvida de muitas pessoas. É a sua também? Então a boa notícia é que você está no lugar certo. 

Afinal de contas, neste artigo será possível entender ao certo para que serve esse medicamento e, dessa forma, saber se realmente ele foi criado com o objetivo de auxiliar no emagrecimento ou não. 

Tenha sempre em mente que saber todas essas questões é realmente fundamental antes de começar a fazer uso de qualquer medicamento com esse intuito, certo?

Além disso, outra coisa importante é que um acompanhamento médico nunca deve ser deixado de lado, muito pelo contrário.

Não se esqueça de que grande parte dos medicamentos que tem como objetivo o emagrecimento, por exemplo, não é vendido sem prescrição médica. 

Por isso é importante estar sempre atento e tomar o máximo de cuidado possível, afinal de contas a lista de efeitos colaterais pode ser grande.

De qualquer forma, voltando a falar da Fluoxetina em específico, é importante adiantar desde já que esse medicamento, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não tem como intuito a perda de peso. 

É isso mesmo. Na verdade, a Fluoxetina tem como principal função o tratamento da depressão, da ansiedade e de obsessões como, por exemplo, o transtorno obsessivo compulsivo (TOC).

Esse medicamento foi criado na década de 1980 com o nome comercial de Prozac. Hoje em dia, já existem outros nomes que se referem ao mesmo remédio também. 

Sendo assim, depois de saber mais sobre a Fluoxetina para que serve, agora é hora de entender mais algumas questões importantes a respeito desse medicamento que ainda causa dúvidas em muitas pessoas.

Tenha uma boa leitura. 

O que é?

Para começar, é importante ressaltar que o princípio ativo da Fluoxetina é conhecido como Cloridrato de Fluoxetina.

Esse princípio, na verdade, é indicado exclusivamente para tratamentos de depressão, de ansiedade, de bulimia nervosa, de transtorno obsessivo compulsivo, de transtorno disfórico pré menstrual e de outros tipos de obsessões.

Normalmente, os pacientes, de acordo com as suas doenças em específico, passam de 13 até 16 semanas fazendo uso do medicamento, tudo vai depender daquilo que o médico indicar.

É claro que o uso excessivo não é indicado em nenhum caso, por isso é sempre importante estar atento. 

Vale ressaltar que o que faz com que as pessoas acreditem que a Fluoxetina emagrece é o fato de que o emagrecimento é um de seus efeitos colaterais.

Em outras palavras, o seu principal objetivo não é fazer com que os pacientes percam peso, como já foi mostrado, no entanto o emagrecimento entra como um dos efeitos colaterais mais observados nos pacientes. 

Por combater a ansiedade, por exemplo, muitas pessoas acabam deixando aquela compulsão por consumir alimentos a todo o momento e, como consequência, acabam emagrecendo.

De qualquer forma, é importante deixar claro que essa não é a função do remédio e, portanto, ninguém deve começar a usá-lo com esse objetivo em específico. 

Fluoxetina: Para que serve e como funciona

Como já mencionado antes, entender mais sobre a Fluoxetina para que serve é realmente importante antes de começar a fazer uso desse medicamento.

Mesmo que você já tenha passado por um médico, nunca é demais aumentar os conhecimentos, certo?

Sendo assim, é importante mencionar novamente que esse remédio é utilizado com o intuito de combater a depressão, a bulimia, o transtorno obsessivo compulsivo, o transtorno disfórico pré menstrual e outras obsessões. 

Isso acontece pelo fato de que o princípio ativo do medicamento, o Cloridrato de Fluoxetina, é capaz de aumentar consideravelmente os níveis de serotonina presentes no cérebro.

E isso, é claro, faz com que haja uma melhora nos sintomas da depressão e nos outros tipos de doenças que foram mencionados acima. 

Além disso, o Cloridrato de Fluoxetina também ajuda a melhorar a membrana do neurônio, fazendo com que ocorra uma melhora na comunicação nervosa.

Outra questão importante é que a ação positiva do remédio, na maioria dos casos, pode ser observada logo após algumas semanas do início do tratamento. 

Entretanto, caso o paciente não apresente nenhuma melhora nem a curto e nem a médio prazo, será necessário passar por uma avaliação médica novamente para que o profissional consiga reajustar a dose da forma correta.

Contraindicações

Assim como qualquer substância química, a Fluoxetina é contraindicada em alguns casos. Para começar, pessoas que tenham doenças hepáticas ou renais não devem fazer uso do medicamento.

Além disso, lactantes, gestantes e idosos precisam conversar bem com o médico antes de qualquer coisa. 

O remédio também é contraindicado para quem possui alergia à fluoxetina ou a qualquer outro componente presente na fórmula. Pacientes com idade inferior a 18 anos também não devem usar o medicamento. 

Efeitos colaterais

Conseguiu entender mais sobre a Fluoxetina para que serve? Então o próximo passo é saber quais são os efeitos colaterais causados por esse medicamento.

O emagrecimento, como já foi falado, em alguns casos é um desses efeitos, mas não em todos. Além dele, os pacientes que já fizeram uso desse remédio observaram: 

  • Náusea;
  • Diarreia;
  • Nervosismo;
  • Dor de cabeça;
  • Perda de apetite;
  • Queda de energia;
  • Sonolência. 

É claro que esses efeitos vão depender diretamente do organismo de cada paciente, certo?

Existem pessoas, por exemplo, que toleram bastante a substância e que por conta disso não sentem absolutamente nada. 

No geral, os efeitos duram por volta de 4 semanas, um período que é necessário para que grande parte dos organismos se adapte ao medicamento.

Caso esses efeitos colaterais persistam por muito tempo, o mais recomendado é voltar ao médico o quanto antes. 

Fluoxetina emagrece?

Fluoxetina emagrece?

Mas, então, a Fluoxetina emagrece?

Depois de acompanhar todo este conteúdo você finalmente conseguiu entender que o emagrecimento apenas pode ser um dos efeitos colaterais do medicamento, certo?

No entanto, a sua principal função é tratar as doenças que já foram mencionadas. 

Por isso é muito importante ter cuidado e procurar um médico antes de qualquer coisa. 

Conclusão

Depois de entender mais sobre Fluoxetina para que serve, é válido ressaltar que o mais recomendado é optar por alternativas naturais para emagrecer: fazer atividades físicas e ter uma alimentação equilibrada.

Fazer uso de componentes naturais, como o Slim Power e os shakes da Herbalife, também pode ajudar.

Deixe um comentário