Colágeno ⇨ Tudo o que você precisa saber

O colágeno é uma proteína produzida pelo próprio corpo que é estimulado principalmente através da presença de vitamina C.

Existem inúmeros tipo de colágeno, desde o tipo I até o tipo XII.

O colágeno está presente em cada parte de nosso corpo, sendo esta a proteína mais abundante do corpo humano.

O colágeno é uma proteína que possui rápida absorção e pode ser naturalmente encontrada no organismo.

Além disso contribui também para elasticidade e resistência da pele.

Também contribui diretamente para a saúde de cabelos e unhas, além disso o colágeno também é responsável por constituir as fibras que são responsáveis por sustentar os tecidos do corpo como os ossos, os músculos, os tendões e articulações.

As atividades realizadas pela proteína estão associadas aos diferentes tipos de colágeno presentes no organismo, sendo que cada um possui uma especificidade para a estruturação do corpo.

O colágeno tipo I por exemplo, é responsável pela constituição dos tendões e do tecido conjuntivo denso e frouxo, cada colágeno participa de um fator que assegura ao corpo a estruturação e a firmeza de pele e músculo.

Para que serve o colágeno

De uma forma ampla e genérica o colágeno é responsável por oferecer resistência e elasticidade, auxiliando nos movimentos perfeitos do corpo, dos tendões e ligamentos, tornando-os mais resistentes e flexíveis.

A segunda atuação do colágeno para o corpo humano está associada as cartilagens presentes no nas articulações, evitando assim o contato de osso com osso, evitando dor e desgaste.

A terceira função do colágeno é a questão estética, onde este é responsável por manter a saúde da pele, a elasticidade, a firmeza e com menos rugas.

A quantidade de colágeno que se pode encontrar em uma mulher de 20 anos e em uma mulher de 70 anos de idade são bem diferentes.

Os níveis da produção da proteína com o passar dos anos tende a diminuir, apesar de ser produzido naturalmente por nosso corpo, a produção deste tende a sofrer um leve retardo com o passar dos anos.

A parir dos 30 anos de idade a produção de colágeno feminina diminui consideravelmente e essa carência de produção passa a ser percebida com maior intensidade com o dia a dia por isso é muito importante realizar a reposição do colágeno.

O colágeno não deve ser tomando somente por fatores estéticos, mas também e principalmente para a função motora e locomotora do corpo se manterem funcionando perfeitamente.

Tipos de Colágeno

O colágeno é conhecido por suas funções e é disponibilizado hoje no mercado para consumo, como cápsulas ou em pó para se misturar na água.

Porém além do colágeno hidrolisado, que é esse que compramos e ingerimos, existem outros tipos de colágenos que podem ser encontrados, abaixo listaremos cada um dos tipos de colágenos que podem ser encontrados.

Colágeno tipo I

É dentre todos, o mais fácil e mais comum de se encontrar, principalmente em áreas do corpo que recebem maior tensões e necessitam de uma maior resistência, como a cartilagem fibrosa, os tendões, o tecido conjuntivo frouxo, na derme, nos ossos e na córnea, formando sempre feixes e fibras espessas de colágeno mantendo a resistência do tecido.

Colágeno tipo II

De forma estrutural diferencial o tipo I do tipo II é teoricamente impossível, pois este também pode ser encontrado em regiões que recebem maiores pressões, porém diferente do tipo I, o tipo II não realiza a produção de feixes e por isso é o mais indicado para o tratamento de artrose, já que esse tipo auxilia no restabelecimento de cartilagem das articulações.

Colágeno tipo III

Pode ser encontrado com abundância no tecido conjuntivo frouxo e é constituído de fibras reticulares.

Pode ser encontrado também na aorta do coração, nos pulmões, no fígado, no útero e nos músculos do intestino.

Colágeno tipo IV

Localizado na lâmina basal e nos rins em maior quantidade, esse tipo de colágeno está associado a sustentação e ao auxílio da filtração de líquidos do corpo.

Colágeno tipo V

Muito parecido com o tipo I mencionado acima pois também esta presente nos locais que recebem maior tensão, porém além de auxiliar na resistência dos locais que sofrer maiores impactos no dia a dia.

Além disso auxilia na elasticidade da pele e dos tecidos, podendo este ser encontrado no sangue, nos tendões, nos ossos, na placenta e na pele.

Colágeno tipo VI

Presente em grande parte dos tecidos conjuntivos, é encontrado em maior quantidade no tecido da placenta, no sangue, na pele e nos discos inter vertebrais.

Colágeno tipo VII

Encontrado nas membranas e células, também pode ser encontrado na placenta e nas junções.

Colágeno tipo VIII

Está localizado nas células do endotélio, tecido responsável por revestir a parte interna dos vasos sanguíneos.

Colágeno tipo IX

Associado diretamente ao colágeno tipo II, podendo este ser encontrado na retina, nas córneas e na cartilagem, sendo muito importante também para o revestimento de órgãos, sua principal função é caracterizada por manter as células juntas, dispondo assim de resistência para enfrentar eventuais pressões.

Colágeno tipo X

Esse tipo de colágeno está localizado principalmente nas cartilagens, oferecendo uma melhor formação resistência e mobilidade.

Colágeno tipo XI

É encontrado nos discos inter vertebrais e auxilia na formação dos mesmos.

Colágeno tipo XII

Assim como os tipo I e II está associado a regiões onde o corpo recebe maiores tensões, como ligamentos e tendões.

Colágeno Hidrolisado

O colágeno hidrolisado é o tipo de colágeno que encontramos hoje a venda no mercado para consumo, este tipo está associado a 20 tipos de aminoácidos, saias minerais e vitaminas em especial para a vitamina C.

Pode ser encontrado em pó, ou em cápsulas, sendo este livre de qualquer substancia aquosa.

A fabricação deste Colágeno é feita de forma segura e minuciosa, onde os especialistas buscam deixar a proteína de um tamanho ideal para a rápida absorção do corpo.

A partir deste processo, ocorre com o corpo o mesmo processo do que o natural, o colágeno entra em contato com a água e passa a fazer parte dos tecidos e da estrutura corporal.

Maiores benefícios do colágeno

Benefícios do colágeno

Sendo hoje uma das substancias mais populares e procuradas pelas mulheres o colágeno oferece benefícios desde a função estética até a funções ligadas diretamente a saúde.

O uso auxilia na manutenção do corpo e mantendo-o saudável.

Além disso o colágeno auxilia no fortalecimento direto dos cabelos e das unhas, melhora o aspecto da pele dispondo de firmeza e hidratação, ajuda no tratamento contra a flacidez.

Também previne o envelhecimento precoce de pele e células, protege as articulações evitando assim o desgaste e auxilia no tratamento de osteoporose.

Deixe um comentário